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 Sistema de Jogo

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PedroTSR
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Ficha do personagem
Nome: Pedro TSR
Idade: 17
Altura: 1,74

MensagemAssunto: Sistema de Jogo   Ter Jan 06, 2009 6:52 am



Todo RPG possui um Sistema de Jogo, esse Sistema de jogo é necessário para se manter a partida em ordem e fazer com que o RPG mantenha a linha correta para ser jogado, a maioria das ações em um RPG é determinada pela rolagem de dados, um elemento de sorte.

Recomendo utilizar o site abaixo para rolar os dados:

http://www.ddbrasil.com/portal/forum/roladordados/dados.htm

Como esse fórum lida com pessoas honestas e corretas, os próprios jogadores poderão rolar seus próprios dados para suas próprias ações, facilitando e agilizando o RPG.




O Sistema de jogo é algo de extrema importância, em todo instante ele será usado para dar vida ao RPG, ele tem pequenos detalhes que serão explicados logo a seguir, recomendo que todos leiam o Guia do RPG antes de começar a ler o Sistema de Jogo.



Nome - Isso indica como o Personagem vai ser chamado na aventura.
Idade - A idade do personagem, mínimo 10(dez) anos.
Peso - Peso do personagem.
Altura - Altura do personagem
Nível - Todos os jogadores começam no Nível 1, a cada nível elevado, o jogador ganha 10 pontos de atributos para distruibuir onde quiser.
XP - O Jogador ganhar XP ao fazer Missões, ao chegar num certo número o jogador aumenta de nível a XP é zerada novamente.
HP - Isso indica os pontos de vida do personagem, ao chegar em 0 ele morre e fica de fora da Aventura até ser revivido, o cálculo para se cálcular o HP do personagem é Vitalide vezes 2(Vit *2)
MP - Isso indica os pontos de mágia do personagem, o personagem precisa de pontos para executar mágias, o cálculo para se cálcular o MP do personagem é Inteligencia vezes 2(Int *2)
Pontos de Habilidade - Se ganha 1(um) ponto de habilidade por nível a partir do nível 2.
SP - Isso indica os pontos de fôlego do personagem para se usar golpes e habilidades, o cálculo para se calcular o SP do personagem é Agilidade vezes 2(Agi *2)
GP - GP é abreviação de GP, em cada Universo ou Dimensão o GP é transformado se tornando a moeda corrente do local.
Origem - Lugar onde o personagem vem, faça uma descrição breve.



Força - Atributo que implica nas tarefas que precisam de força(Quebrar uma porta, levantar um objeto pesado, etc) e também aumenta o dano de combate utilizando armas de contato físico(Espada, Maça, Lança, etc), a cada 10(dez) pontos nesse atributo se aumenta 1d6(1 dado de 6 faces) e a cada 5 pontos se aumenta 1(um) no valor obtido na rolagem dos dados.

Agilidade - Atributo que implica nas tarefas que precisam de agilidade(Se desviar de algo, correr, pular, etc), esse atributo é utilizado para se esquivar e para cálcular o SP do jogador, a cada 10(dez) pontos nesse atributo se aumenta 1d6(1 dado de 6 faces) e a cada 5 pontos se aumenta 1(um) no valor obtido na rolagem dos dados.

Destreza - Atributo que implica nas tarefas que precisam de dextreza(Cojurar um feitiço forte, mirar, etc), esse atributo aumenta o dano de combate utilizando armas de longa distancia(Arco, revolver, etc), a cada 10(dez) pontos nesse atributo se aumenta 1d6(1 dado de 6 faces) e a cada 5 pontos se aumenta 1(um) no valor obtido na rolagem dos dados.

Inteligencia - Atributo que implica nas tarefas que precisam de inteligencia(Ler um livro díficil, resolver uma conta, etc), esse atributo aumenta o dano de combate utilizando mágias e feitiços), esse atributo é o que cálcula o MP do personagem, a cada 10(dez) pontos nesse atributo se aumenta 1d6(1 dado de 6 faces) e a cada 5 pontos se aumenta 1(um) no valor obtido na rolagem dos dados.

Vitalidade - Atributo que implica em certas tarefas que precisam de vitalidade(Resistir a uma doença, fôlego de baixo da água, etc), esse atributo indica a quantidade Vitalidade do personagem, a cada 10(dez) pontos nesse atributo se aumenta 1d6(1 dado de 6 faces) e a cada 5 pontos se aumenta 1(um) no valor obtido na rolagem dos dados.

Os bônus de 15, 25, 35(...) não acumulativos, todos valem por apenas 1 ponto adicional.

O jogador tem 30(trinta) pontos para distribuir no começo da aventura e a cada nível ganham mais 10.



Habilidades são golpes especiais que são obtidos durante algum treinamento especial feito no Centro dos Universos e Dimensões, habilidades geralmente só custam SP, mas caso envolvam mágia, podem gastar tanto SP e MP.



Mágias são golpes especiais que são obtidos durante algum treinamento especial feito no Centro dos Universos e Dimensões, magia geralmente só custam MP, mas caso envolvam alguma habilidade física, podem gastar SP e MP.



Batalha é o momento épico da aventura, nesse momento os jogadores terão que lutar contra um determinado oponente numa briga, para isso há algumas regras para definir o vitorioso.

Atacar - Para atacar o seu oponente, se deve descrever a ação, o ataque será baseado nessa conta:
For/Int/Dex + Habilidade/Mágia(Caso o jogador use) = Dano do ataque.
Se o dano do ataque for SUPERIOR ao número obtido pela esquiva do oponente, você conseguira acertar o oponente, o dano será subtraido do HP do oponente.
20 + 15 = 35 de dano - Esquiva do oponente: 10 = O dano acertou o oponente e ele pereceu.

Esquiva/Bloqueio - Para se esquivar, você deve rolar dados baseados em sua Agilidade, caso você consiga um número maior que o dano do inimigo, você vai se esquivar ou bloquar o ataque.

Esquiva - ataque do inimigo = 1
10 - 9 = 1
Você se esquivou

Defesa: O jogador pode estar usando equipamentos que lhe garantem pontos de Defesa, então quando ele sofrer o ataque o dano será diminuido.

Ataque: 10
Defesa: 2
O Dano recebido pelo jogador é 8.

*Durante um combate você pode utilizar o cenário contra o oponente, utilizando a agilidade, dextreza ou outro atributo e habilidade.
*Durante um combate você pode utilizar itens também.

Exemplo de Combate:

Guilherme e Marcos são bom lutadores de Boxe e decidem fazer uma disputa.
(Todos tem 0 pontos de defesa).

Guilherme ataca o oponenete com um soco de direita forte, um upper cut.
2d6 + 1d6 = 13 de dano
Marcos tenta se esquivar, porem falha.
1d6 = 5
Marcos falhou em se esquivar e recebeu 13 de dano, um soco forte no queixo.



Teste é uma ação onde o personagem é testado, o teste vária de nível e díficuldade.

Exemplo de Teste:

William para acertar uma maça na cabeça do seu filho com um arco e flecha tem que conseguir um número maior que 10 nos Dados de Dextreza.
2d6 = 12
William atira a flecha com grande força e dextreza e acerta a maça na cabeça do seu filho.



Durante a aventura, o jogador vai encontrar diversos itens ou poderá comprar eles, há itens para defesa do corpo, armas, itens de cura e itens objetivos que fazem a história prosseguir.

Equipamentos:

Cabeça
Tronco
Pernas
Pés
Mãos
Acessório 1
Acessório 2
Arma:
Arma2:

Só pode se equipar 1(um) item por vez em cada categória.

Itens:

Itens comums.

Itens de cura:

Váriam de poções, Elixires, etc.



Para se comprar itens basta você visitar a sessão de lojas, cada loja tem um vendedor e um estoque diferente de itens, então pesquise bem antes de comprar.



Na Taverna no Centro dos Universos e Dimensões, o jogador podera escolher missões tanto em grupo e solo para se aventurar e ganhar XP, itens e outras recompensas, você também pode apenas relaxar escutando música ou comendo por conta da casa.



Na sala de Treinos no Centro dos Universos e Dimensões o jogador podera treinar, apenas se ele tiver pontos de habilidade disponíveis.



Missões são o que movimentam o RPG, elas são divididas em várias categórias e estilos, o jogador deve ir na Taverna para escolher qual missão que ele deseja fazer, um tópico será criado na área de Missões com a aventura e as instruções para se realizar a missão.

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